Carregando...
PUBLICIDADE

Porque o Sofrimento:

P: Se Deus é amor e Ele nos ama, como diz a Bíblia, por que há tanto sofrimento no mundo?

R:  Deus não é culpado por todo o sofrimento no mundo. Ele não é um tipo de monstro que gosta de fazer as pessoas sofrem. Não é Deus que causa a dor, morte e sofrimento.A verdade é que muito do que nós sofremos é causada pelo egoísmo das pessoas e atitudes destrutivas e ações.

Tome guerras, por exemplo, que causaram sofrimento indescritível ao longo da história. A Bíblia diz: "De onde vêm as guerras e contendas entre vós? Porventura não vêm disto, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? "(Tiago 4:1 KJV). As pessoas são a culpa para o sofrimento causado pela guerra, por causa de seu próprio egoísmo, ganância, orgulho e espírito competitivo, a destruição dos outros para ganho egoísta.

P:  Que sobre a pobreza? E sobre os milhões de pessoas que morrem de fome e de doença em algumas das nações mais pobres do mundo? Certamente eles não trouxe que sobre si!

A:  Acredite ou não, o homem é o grande responsável pela pobreza também. O aquecimento global está aumentando, as florestas tropicais estão desaparecendo, os desertos estão se expandindo, e os mares estão morrendo. Estes males combinados estão tendo um efeito desastroso sobre o abastecimento de alimentos, especialmente em regiões já empobrecidas, e todos são em grande parte resultado dos ricos incansavelmente se esforçando para ter mais à custa dos que não têm. Por exemplo, registro indiscriminado de dinheiro rápido em alguns países em desenvolvimento está provocando desastres ecológicos e de deslocamento da população.

Além disso, os conflitos civis, impulsionado pela ganância política contribuem para a fome ea pobreza em muitas nações. Deus pode ser responsabilizado por isso? Mais uma vez, é um caso de pessoas que trazem sofrimento aos outros por egoísmo, falta de amor e falta de visão e preocupação com as gerações futuras.

P:  Mas a escassez de alimentos não é causada apenas pela expansão do deserto, destruição das florestas, ea guerra. Existem muitas vezes forças naturais além do controle do homem que contribuem para a pobreza extrema ea fome. Deus não é o culpado por isso?

A:  É verdade que alguns fatores estão além do controle do homem, mas, ironicamente, enquanto milhões de pessoas estão subnutridas, em outras partes do mundo, há enormes excedentes de alimentos. Ninguém precisa ir com fome, a terra de Deus provê mais do que suficiente. Mas, infelizmente, não enquanto muitos países ocidentais ricos gastam centenas de milhões de dólares em armazenar ou destruir os seus excedentes, mesmo pagando os agricultores a cultivar certas culturas, os pobres do mundo passam fome.

Outro exemplo de miséria e sofrimento provocados pelo homem é a miséria lamentável dos pobres nas grandes cidades de alguns países em desenvolvimento. Deus nunca pretendeu que as pessoas vivem em aglomerados, favelas imundas, desumanas. Na maioria dos casos essas pessoas teria sido melhor se tivessem ficado no país onde o ar é limpo e há mais comida e vida menos saudável-país as pessoas como Deus planejou.

Em alguns países, a multidão pobre para as cidades para escapar da guerra civil, a atividade de guerrilha, ou atividade criminal no sofrimento interior, mais provocada pela ganância dos outros e da opressão de seus semelhantes.

Outros, infelizmente, são responsáveis ​​pela sua própria situação. Eles vêem o sucesso material da classe média e rica nas cidades e acho que iria fazê-los felizes. Eles são atraídos para as cidades, mas muitas vezes a sua situação econômica pior do que antes. As cidades modernas e o sofrimento que eles trazem não são culpa de Deus, eles são uma maldição pelo homem.

Além disso, a maioria dos ricos não compartilham de sua riqueza ou terras como deveriam, e muitos não pagam os salários justos para os pobres o seu trabalho ou preços justos para seus produtos. Se o fizessem, certamente haveria o suficiente para ir ao redor. A Bíblia repetidamente aconselha e ainda comanda o rico para partilhar com os pobres (Deuteronômio 15:7-8, Salmo 41:1, Mateus 05:42). Deus não quer ver os pobres a sofrer!

Ciência também tem provado ser uma espada de dois gumes. Deus ajudou o homem aprender mais sobre o mundo em que vivemos, o que levou a muitas descobertas benéficos, mas muito deste conhecimento também tem sido usurpada, culminando com terríveis armas de guerra, poluentes fábricas e refinarias, o câncer de promoção substâncias, etc Estas invenções. morte dealing e destrutiva trazer dor e sofrimento, mas eles não são culpa de Deus.

P:  O homem é, então, o único responsável por toda a dor que no mundo de hoje?

A:  Não, muito do que é a obra de Satanás, também conhecido como o espírito Diabo a ser poderoso e arqui-inimigo de Deus, cuja incansável objetivo é fazer com que as pessoas sofrem. De fato, um dos objetivos principais do Diabo é transformar o homem para longe de Deus, fixando a culpa em Deus pelos seus próprios actos sujos!

P:  Se Deus é amoroso e todo-poderoso, por que Ele não parar o Diabo e as pessoas responsáveis ​​de infligir todo esse sofrimento? Se Deus não é diretamente responsável, por que Ele permite que ir em frente?

A:  A Bíblia fala de uma grande guerra no reino do espírito entre as forças do bem e do mal (Efésios 6:12). Deus e Suas forças angelicais costumam parar o Diabo de destroços ainda mais estragos e destruição, mas em alguns casos Deus permite que o Diabo para realizar seu trabalho destrutivo como um julgamento sobre aqueles que se rebelaram contra Deus ou se recusou a seguir as Suas leis naturais e espirituais .

Mas, tanto quanto Deus impedir que as pessoas do sofrimento e perpetrar o mal, se fosse para fazer isso, ele teria que colocar um fim ao nosso livre arbítrio e majestade de escolha, pelo qual podemos escolher fazer o bem ou o mal.

P:  Não teria sido melhor, então, se Ele nos criou tudo para ser bom?

A:  Se Deus quisesse nos fazer robôs, sim, Ele poderia ter feito toda a gente fazer apenas o que é certo e bom. Mas Ele propositalmente limitando seu próprio poder, criando-nos com um livre arbítrio para que pudéssemos escolher tanto o amor dele e fazer o que é certo, assim como os pais querem que seus filhos a amá-los de sua livre e espontânea vontade, não porque eles são forçados a . Fomos colocados aqui para fazer uma escolha entre o bem e o mal, entre fazer as coisas do jeito de Deus ou a nossa.

Esta é a razão principal, há tanto sofrimento, miséria, dor, doença, guerras, problemas econômicos, e outras desgraças no mundo de hoje, porque, em vez de escolher amar e obedecer a Deus, muitas pessoas decidiram se rebelar contra a Sua amorosas regras, que ele fez para a nossa saúde e felicidade. A maioria das pessoas querem fazer as coisas à sua própria maneira e assim deve sofrer as conseqüências de suas próprias escolhas erradas. "Há um caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte" (Provérbios 14:12, NVI).

P:  Mas por que Deus permite que coisas ruins aconteçam a pessoas boas? Ninguém é perfeito, claro, mas por que ele não recompensar aqueles que realmente tentam fazer o bem e fazer certas escolhas amorosas, por poupá-los do sofrimento?

A:  Ele faz, em sua maior parte. Estamos todos conscientes quando as coisas dão errado, mas muitas vezes não ver ou apreciar o que poderia ter dado errado, mas não por causa da intervenção amorosa de Deus em nosso favor.

No entanto, pessoas de bem que, por vezes, passam por momentos difíceis. É quando ele é importante lembrar, e isso pode ser difícil de entender que há benefícios no sofrimento.Tempos difíceis moldam nosso caráter e nos ensinam lições importantes. Muitas vezes, mais se aprende com o fracasso do que do sucesso. Além disso, muitas vezes o sofrimento traz o melhor em quem escolher para não se tornar amargurado ou endurecido, e gera amor, ternura, bondade e preocupação com os outros. A Bíblia diz: "Deus, nos consola em toda nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nôs mesmos somos consolados por Deus." (2 Coríntios 1:4b). Muitas vezes, aqueles que se voltam para Deus para o conforto e força em seu sofrimento depois quero apontar outros para aquele que também pode aliviar os seus sofrimentos e ajudá-los a resolver seus problemas, Deus e Seu amor, personificado em Jesus.

E a melhor notícia é que um dia, em breve, a Palavra de Deus promete, todo o sofrimento chegará ao fim para aqueles que amam a Deus. Jesus vai voltar para resgatar Seu povo de todo o sofrimento e leva-los para o Céu, onde Deus enxugará todas as lágrimas dos nossos olhos e não haverá morte nem mais, tristeza, choro, nem dor, porque todas essas coisas serão passadas (Apocalipse 21:4).

Quer pedir música, oração ou anunciar conosco?

Deixe o seu nome, seu melhor e-mail e sua mensagem no formulário logo abaixo.

Confirme que você não é um robô.