O pequeno livro de Malaquias está cheio de pregação clara sobre os erros das pessoas que estavam decaindo para a hipocrisia e o ritual vazio. Malaquias mostrou a necessidade deles servirem a Deus com o coração, oferecendo-lhe o que tinham de melhor.
Ele condenava seus rituais ocos, seus sacrifícios maculados e seus sacerdotes corruptos.
Em Malaquias 2:13-16, ele os repreendia pelo tratamento áspero dado às esposas, ao abandonarem a aliança matrimonial.
Deus, que é testemunha dos votos de todo casa-mento lícito, responsabilizou-os por quebrar esta aliança.
Suas palavras são absolutamente claras: "Eu odeio o divórcio; eu odeio o homem que faz uma coisa tão cruel assim.
Portanto, tenham cuidado, e que ninguém seja infiel à sua mulher" (2:16).
Malaquias lembra-nos aqui que a vontade de Deus, a respeito do casamento, sempre foi a mesma. Enquanto alguns podem procurar justificativas baseadas nos abusos que eram tolerados durante a era patriarcal, ou sob a lei de Moisés, Jesus nos diz que a vontade básica de Deus sempre foi a mesma:
"Não tendes lido que o Criador, desde o princípio os fez homem e mulher, e que disse:
Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne? Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem" (Mateus 19:4-6).
Hoje, o mundo está cheio de pessoas procurando justificar a própria crueldade do divórcio que Deus condenou francamente.
Alguns argumentam que divórcio é melhor do que sofrer as dificuldades de um casamento problemático, mas Deus diz que odeia o divórcio.
Muitos alegam que o divórcio é a melhor opção quando o sentimento de amor diminui, ou quando conflitos e diferenças aparecem, mas Deus diz que ele odeia o divórcio.
Problemas aparecerão em qualquer casamento. O processo de moldar duas personalidades em uma só carne não é fácil, nem indolor.
Mas casais tementes a Deus que abordarem o casamento como um compromisso absoluto com o Senhor e de um com o outro encontrarão o auxílio necessário para suportar toda a tentação e provação (veja 1 Coríntios 10:13) para terem um casamento que durará toda a vida.
Isto é o que Deus quer para que possamos ser verdadeiramente felizes, nesta vida e pela eternidade!